Sustentar – Instituto Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Projetos

O Projeto Pequi atua na conservação do Cerrado, através do beneficiamento de frutos nativos por comunidades que encontram no pequi e em outras espécies, alternativas de renda a partir da produção agroindustrial sustentável e autônoma.
O ATLAS é um repositório de dados, informações e análises sobre a cadeia da reciclagem no Brasil, organizados de forma sistemática, para orientar estratégias e ações específicas capazes de eliminar gargalos e promover o desenvolvimento da reciclagem de RSU no Brasil. Está organizado na forma de um portal (https://atlasbrasileirodareciclagem.ancat.org.br/) e de um relatório elaborado e atualizados anualmente.
O Projeto IRS-CESC investigou os métodos inovadores desenvolvidos por catadores brasileiros para a reciclagem de resíduos sólidos urbanos. e como esses métodos podem servir como um modelo globalmente aplicável na promoção da economia circular e na redução dos impactos ambientais, integrando-se à Gestão Integrada Sustentável dos Resíduos Sólidos Urbanos.
O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), é uma rede composta por diversos grupos e instituições engajados na promoção da reciclagem solidária e na prática da coleta seletiva. O objetivo é fomentar espaços dedicados à discussão, reflexão e disseminação de ideias voltadas para as tecnologias sociais na gestão de resíduos sólidos urbanos, com a integração dos catadores na estrutura produtiva da reciclagem.
A ferramenta SoCo é um recurso de uso simples e fácil, que analisa custos e benefícios na gestão de resíduos urbanos, especialmente na coleta seletiva, considerando a atuação de diferentes atores. A ferramenta utiliza dados comumente aplicados na gestão de resíduos e tem como objetivo avaliar os impactos, benefícios, custos e receitas de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos.
Com o intuito de ampliar e aprofundar a compreensão da estrutura produtiva da reciclagem de resíduos sólidos urbanos, o projeto de pesquisa “Cadeia Produtiva dos Materiais Recicláveis no Brasil” examinou os principais participantes, os desafios, as oportunidades e as potenciais fontes de renda associadas à cadeia de produção de materiais recicláveis, que compreende as atividades dos catadores e suas organizações.
O Projeto Minhocuçu é um programa de conservação que compreende pesquisas socioecológicas voltadas ao uso e manejo sustentável do minhocuçu Rhinodrilus alatus, por comunidades da região central de Minas Gerais.
O projeto “Sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários” se baseia na construção e implementação de sistemas produtivos associados à economia solidária, considerando sempre as opiniões, necessidades e particularidades dos indivíduos envolvidos na operação dessas estruturas de produção.