Sustentar – Instituto Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Análise da Cadeia Produtiva dos Materiais Recicláveis no Brasil

Com o intuito de ampliar e aprofundar a compreensão da estrutura produtiva da reciclagem de resíduos sólidos urbanos, examinou os principais participantes, os desafios, as oportunidades e as potenciais fontes de renda associadas à cadeia de produção de materiais recicláveis.

Com o intuito de ampliar e aprofundar a compreensão da estrutura produtiva da reciclagem de resíduos sólidos urbanos, o projeto de pesquisa “Cadeia Produtiva dos Materiais Recicláveis no Brasil” examinou os principais participantes, os desafios, as oportunidades e as potenciais fontes de renda associadas à cadeia de produção de materiais recicláveis, que compreende as atividades dos catadores e suas organizações.

  • Fundação Banco do Brasil – FBB (convênio nº 9.263 de 31/12/2010)
  • Núcleo Alternativas de Produção (Escola de Engenharia – UFMG);
  • Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA;
  • Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.

Visando uma melhor compreensão da cadeia produtiva da reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no cenário nacional, o projeto de pesquisa  “Cadeia Produtiva dos Materiais Recicláveis no Brasil” buscou identificar e analisar a dinâmica, os atores envolvidos, os principais obstáculos e as possibilidades de renda em cada etapa da produção de reciclagem de diferentes tipos de papéis e plásticos utilizados no país. A pesquisa teve início em julho de 2011 e foi finalizada em julho de 2013. 

O projeto contou com o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil (FBB), através do convênio nº 9.263 de 31/12/2010, e com as parcerias do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que forneceu informações fundamentais para o desenvolvimento do estudo, e do Núcleo Alternativas de Produção, da Escola de Engenharia da UFMG, que colaborou com os trabalhos de campo.

O projeto utilizou dados coletados através de visitas em 69 empreendimentos e organizações da cadeia produtiva de reciclagem de plástico e papel nos Estados do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Através dos estudos desenvolvidos, houve a ampliação de informação e conhecimento capaz de fortalecer a cadeia de reciclagem, tendo em vista o levantamento de potenciais parcerias e mercados para essa estrutura produtiva. A pesquisa ainda possibilitou maior fundamentação para as discussões que envolvem a rentabilidade e a sustentabilidade econômica dos catadores e suas organizações, bem como os caminhos para maior integração destes atores em políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos sólidos. Entre as estratégias de promoção de recursos para as atividades dos catadores, que tiveram a contribuição das informações produzidas pela pesquisa, está o Projeto Cataforte III do Governo Federal, um programa de apoio às organizações dos catadores de recicláveis.

Os envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa em diferentes espaços de discussão e eventos que contaram com a participação de diferentes atores:

  1. Apresentação e debate do artigo “A reciclagem dos resíduos sólidos no Brasil: desafios e oportunidades” em 07/08/2013, durante o XI Seminário de Resíduos Sólidos promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, realizado em Brasília/DF.
  2. Seminário promovido pelo COEP/MG, realizado no Auditório do BDMG, Belo Horizonte/MG, onde proferimos palestra Panorama da Cadeia Produtiva dos Recicláveis no Brasil – 06/11/2013.
  3. Debate “Panorama da Cadeia Produtiva dos Recicláveis no Brasil e estratégias de fomento da Cadeia em Minas Gerais”, promovido pela FEAM/MG com presença de representantes da FEAM e do INDI/MG, em 22/11/2013, na sede da FEAM, Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais.
  4. Expocatadores 2013, evento realizado na Expocenternorte em São Paulo/SP, promovido pelo MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, com palestra e debate em painel “Mercado da Reciclagem no Brasil e Desafios para Promoção de Negócios Sustentáveis” – 19/12/2013.
  5. Seminário das Redes de Associações e Cooperativas de Catadores dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas, evento organizado pelo INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, realizado em Belo Horizonte/MG, palestra “O mercado da reciclagem no Brasil – desafios e oportunidades para as redes regionais” no painel “RECICLAGEM POPULAR: PELO FIM DAS DESIGUALDADES NA CADEIA DA RECICLAGEM”- 08/04/2014.
  6. Apresentação e debate do artigo “RECYCLING OF MUNICIPAL SOLID WASTE IN BRAZIL: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR EXPANSION”, em 09/09/2014, durante o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos – ISWA 2014 Congress, promovido pela ISWA- International Solid Waste Association, em São Paulo/SP.
  7. Realização de oficina com representantes de redes solidárias de empreendimentos de catadores (Cataunidos/MG, Catasampa/SP, Cataparaná/PR) e representante da fábrica ocupada Flaskô, de São Paulo para discussão dos desafios e oportunidades para comercialização de recicláveis no Brasil, durante a Expocatadores 2014, realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2014, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP.

O relatório completo da pesquisa foi entregue à Fundação Banco do Brasil, impresso e em meio digital, e os resultados têm sido disponibilizados aos catadores e seus apoiadores para contribuir com outros projetos e estudos, sempre que solicitados. Os resumos das palestras estão disponíveis abaixo para download.

Arquivos para download

Fotos

ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável