Sustentar – Instituto Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade

Projeto “Sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários”

construção e implementação de sistemas produtivos associados à economia solidária

O projeto “Sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários” se baseia na construção e implementação de sistemas produtivos associados à economia solidária, considerando sempre as opiniões, necessidades e particularidades dos indivíduos envolvidos na operação dessas estruturas de produção. 

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
  • Rede CATAUNIDOS;
  • Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA);
  • Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR);
  • Núcleo AlterNativas de Produção (UFMG);
  • Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ);
  • Parangolé Mobilização Social LTDA.

O projeto “Sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários”, que se iniciou como uma pesquisa-ação realizada junto a uma rede de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, acabou por se tornar uma tese de doutorado  defendida no ano de 2008, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, na COPPE – Coordenadoria de Pós-graduação em Engenharias da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Michel Thiollent.

O trabalho envolveu um estudo de caso de dois empreendimentos solidários e uma pesquisa-ação junto à Rede de Economia Solidária CATAUNIDOS, uma rede de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis na qual os empreendimentos estudados fazem parte. O objetivo era analisar e desenvolver os meios para melhoria dos processos de produção e trabalho dos empreendimentos econômicos solidários de forma a garantir a sua sobrevivência e prosperidade, mantendo sua conexão com os princípios da Economia Solidária.

A capacidade de um sistema produtivo se desenvolver com autonomia e de forma a atingir seus objetivos ao longo do tempo pode ser definida como sustentabilidade. Esta é uma característica muito importante para vários tipos de empreendimentos, e não é diferente no caso dos empreendimentos econômicos solidários (EES). Nestes casos, a sustentabilidade está diretamente relacionada aos processos de trabalho e produção e às formas de relacionamento e comunicação dentro das estruturas produtivas. No entanto, considerando as particularidades e a complexidade destes sistemas, é impossível acreditar que técnicas e práticas normalmente utilizadas em empresas para a definição destas estratégias possam ser igualmente reproduzidas e com sucesso nestes contextos. Sendo assim, torna-se fundamental a construção de um embasamento técnico e teórico adequado à realidade e às características destes empreendimentos, para se desenvolver estratégias e ferramentas que permitam colaborar com a sustentabilidade dos EES. Para isso, é necessário promover a cooperação entre os trabalhadores, que são os principais impactados nessa construção, pesquisadores e outros profissionais interessados no fortalecimento da autogestão e dos processos de produção através de ações e pesquisas coletivas.

O projeto destacou a importância da cooperação entre trabalhadores, pesquisadores e profissionais interessados na sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários. Utilizou metodologias participativas, como pesquisa-ação, para integrar conhecimentos e promover ações coletivas entre aqueles que trazem um olhar externo e aqueles que vivenciam a situação na prática. Técnicas como análise ergonômica do trabalho e métodos de mobilização e participação foram fundamentais para compreender e melhorar as condições de trabalho e produção.

Outros materiais desenvolvidos ao longo desses anos, a partir de várias experiências e pesquisas-ação junto às cooperativas e associações solidárias produtivas estão disponíveis abaixo para download.

Arquivos para download

Fotos

Vídeos

ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável